Módulo 2
- O que pratica a justiça.
- O que pratica a justiça.
- O que de coração fala a verdade.
TEMA: ESTAR NA PRESENÇA DE
DEUS REQUER QUALIDADE DE VIDA (SANTIDADE).
TEXTO BÍBLICO: SALMOS 15.
1-5.
“ SENHOR,
quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.
Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.”
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.
Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.”
Quem é que pode hospedar-se na tenda (tabernáculo) do Senhor?
- O que vive com integridade.
- O que pratica a justiça.
- O que de coração fala a verdade.
- O que não comete calúnia .
- O que não prejudica seu próximo.
- O que não fala mal do seu vizinho.
- O que despreza a impiedade e honra os que temem ao Senhor.
- O que cumpre seus votos mesmo sabendo que pode ser prejudicado.
- O que não é avarento.
- O que não aceita suborno.
Quem há de habitar em seu monte sagrado?
- O servo que procede deste modo.
- O servo que procede deste modo.
INTRODUÇÃO
No nosso primeiro estudo, fizemos a análise
da primeira pergunta feita pelo salmista a respeito, de quem é que pode
hospedar-se na casa de Adonai.
Vimos três exemplos bíblicos de personagens
que podiam estar na casa de Adonai (Senhor), a profetiza Ana, Jó, e o centurião Cornélio. Esses personagens nos ensinam que a forma de
vida deles ,são exemplos de integridade para nós. Eles só puderam estar na casa
de Deus , porque em primeiro lugar manifestou-se sobre eles a graça salvífica na pessoa do Senhor Jesus
Cristo e segundo porque sobre eles estavam qualidades que completavam suas
vidas ,com o princípio da integridade.
Então o que aprendemos com a primeira parte
desse estudo? Hoje pela graça de Deus (morte e ressurreição de Cristo trazendo
salvação e absolvição de pecados).
Podemos estar em sua presença com livre acesso, mas que também precisamos
manter em nossas vidas, princípios que honre a santidade desse Deus que é
santo. Estar na presença de Deus
requer uma vida de integridade,
acompanhada de: serviço com devoção, disciplinas espirituais (leitura da
palavra, oração e jejuns), temor e piedade.
Nessa segunda parte desse estudo queremos
analisar ainda o primeira pergunta feita pelo salmista a respeito de quem pode estar no tabernáculo
do senhor. Primeiro ele disse: o que vive com integridade, nessa nova etapa ele
diz: O que pratica a justiça , e o que
de coração fala a verdade.
Precisamos
nesse estudo fazer uma análise da palavra
justiça no Hebraico (língua que os textos do velho testamento foram
escritos). Existem dois substantivos para justiça Tsedeq, Tsedãqãh.
Estes substantivos vêm de uma raiz semítica que
ocorre no hebraico, fenício e aramaico com um sentido jurídico. No fenício e no
aramaico antigo, a palavra traz o sentido de “lealdade” demonstrada por um rei
ou sacerdote como servo do seu deus. Significado mais limitado da raiz é
encontrado no árabe: “veracidade”. No hebraico, o substantivo TSEDÃQÃH
significa: esmolas ou demonstração de misericórdia”.
Mas a palavra justiça também engloba tudo o que Deus
espera do seu povo. Os verbos associados com “justiça” indicam a
praticabilidade deste conceito. A pessoa julga, trata, ensina e busca justiça.
Fundamentando um relacionamento especial com Deus
“A palavra tsedãqãh, aparece 157 vezes, e a
palavra tsedeq 119 vezes, é encontrado principalmente na literatura poética. A
primeira vez que se fez uso dessa palavra tsedeq é na citação de Lv19. 15 “ Não
fareis juízo; não aceitarás o pobre, nem respeitarás o grande; com justiça
julgaras o teu próximo. E o de tsedãqãh é: Abrão creu no Senhor, e foi-lhe
imputado isto por justiça ( Gn 15.6).”
O salmista nos ensina que para hospedar-se
no tabernáculo do Senhor é necessário viver alguns aspectos:
1°
Só pode hospedar-se na casa do senhor os que praticam a misericórdia .
2°
Os que vivem um relacionamento com o Deus que é Justiça
3°
os que em suas ações praticam justiça.
Agora podemos entender a parte final do
versículo dois e seu início, pois o
salmista tem a preocupação de detalhar
nossa postura na casa de Deus , e nossa postura em sua presença. Deixe-me explicar: Estar na presença de um
Deus santo, não requer em primeiro lugar obras de justiça, mas sim uma vida
justa, que expresse integridade, justiça e verdade. Você entendeu o que o
versículo dois responde a pergunta feita pelo salmista? Quem, Senhor, habitará
no teu tabernáculo? Resposta: O que vive com integridade, e pratica a justiça,
e, de coração fala a verdade. O salmista está nos dizendo que para estar na
casa de Deus e na sua presença precisamos viver bom relacionamento com Deus e em
especial com nosso próximo .
Defina o que você entendeu sobre a palavra justiça
usada pelo salmista?
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No hebraico, o substantivo tsedãqãh, significa:--------------------------------------------------ou demonstração de------------------------------------------------------------.
ESTAR NA PRESENÇA DE DEUS REQUER QUALIDADE DE VIDA (
SANTIDADE).
1° QUALIDADE NA VIDA DE UM SERVO QUE BUSCA
SANTIDADE: INTEGRIDAE.
2° QUALIDADE NA VIDA DE UM SERVO QUE BUSCA
SANTIDADE: JUSTIÇA E CORAÇÃO QUE FALA A VERDADE. ESTAREMOS VENDO ESSA SEGUNDA
QUALIDADE!
Entendemos que estar na presença de Deus
para o salmista englobava um relacionamento Íntegro com Deus, marcado por
justiça e verdade, mas também um relacionamento misericordioso com seu
semelhante, pautado sobre a régia de um Deus que espera dos seus servos, a
praticabilidade desse conceito. A pessoa julga, trata, ensina e busca justiça
pela ótica divina. Vamos analisar um exemplo bíblico dessa postura citada pelo
salmista ? O rei Salomão 1° Reis 3. 16 a
28.
“Então vieram
duas mulheres prostitutas ao rei, e se puseram perante ele.
E disse-lhe uma das mulheres: Ah! senhor meu, eu e esta mulher moramos numa casa; e tive um filho, estando com ela naquela casa.
E sucedeu que, ao terceiro dia, depois do meu parto, teve um filho também esta mulher; estávamos juntas; nenhum estranho estava conosco na casa; somente nós duas naquela casa.
E de noite morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele.
E levantou-se à meia-noite, e tirou o meu filho do meu lado, enquanto dormia a tua serva, e o deitou no seu seio; e a seu filho morto deitou no meu seio.
E, levantando-me eu pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, atentando pela manhã para ele, eis que não era meu filho, que eu havia tido.
Então disse a outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho o morto. Porém esta disse: Não, por certo, o morto é teu filho, e meu filho o vivo. Assim falaram perante o rei.
Então disse o rei: Esta diz: Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e esta outra diz: Não, por certo, o morto é teu filho e meu filho o vivo.
Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante do rei.
E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo; e dai metade a uma, e metade a outra.
Mas a mulher, cujo filho era o vivo, falou ao rei (porque as suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah! senhor meu, dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o.
Então respondeu o rei, e disse: Dai a esta o menino vivo, e de maneira nenhuma o mateis, porque esta é sua mãe.
E todo o Israel ouviu o juízo que havia dado o rei, e temeu ao rei; porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça.”
E disse-lhe uma das mulheres: Ah! senhor meu, eu e esta mulher moramos numa casa; e tive um filho, estando com ela naquela casa.
E sucedeu que, ao terceiro dia, depois do meu parto, teve um filho também esta mulher; estávamos juntas; nenhum estranho estava conosco na casa; somente nós duas naquela casa.
E de noite morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele.
E levantou-se à meia-noite, e tirou o meu filho do meu lado, enquanto dormia a tua serva, e o deitou no seu seio; e a seu filho morto deitou no meu seio.
E, levantando-me eu pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, atentando pela manhã para ele, eis que não era meu filho, que eu havia tido.
Então disse a outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho o morto. Porém esta disse: Não, por certo, o morto é teu filho, e meu filho o vivo. Assim falaram perante o rei.
Então disse o rei: Esta diz: Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e esta outra diz: Não, por certo, o morto é teu filho e meu filho o vivo.
Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante do rei.
E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo; e dai metade a uma, e metade a outra.
Mas a mulher, cujo filho era o vivo, falou ao rei (porque as suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah! senhor meu, dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o.
Então respondeu o rei, e disse: Dai a esta o menino vivo, e de maneira nenhuma o mateis, porque esta é sua mãe.
E todo o Israel ouviu o juízo que havia dado o rei, e temeu ao rei; porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça.”
Neste texto enxergamos os dois princípios
citados pelo salmista, um coração que fala a verdade, e a prática da justiça
divina. O coração da mãe verdadeira relatando o fato e sua postura de
misericórdia para com a vida da criança,
e um Rei que julga a causa com retidão analisando pela ótica divina os fatos.
Deus espera dos que se hospedam em
seu tabernáculo, esse tipo de
postura que ressalta a justiça divina.
Como cristãos que vivemos na
presença de Deus, precisamos aprender com o salmista e com a vida do rei
Salomão, o fator justiça para não cairmos no erro do rei Davi que deixou de
analisar os fatos, pelo qual Mefibosete não foi
com ele, quando Davi saiu de
Jerusálem. O rei então perguntou: "Onde está Mefibosete, neto de
seu senhor? " Respondeu-lhe Ziba: "Ele ficou em Jerusalém, pois
acredita que os israelitas lhe restituirão o reino de seu avô ".
Então o rei disse a Ziba: "Tudo o que pertencia a Mefibosete agora é seu". "Humildemente me prostro", disse Ziba. "Que o rei, meu senhor, agrade-se de mim".
2 Samuel 16:3,4. Ziba mente ao rei querendo aproveitar da certeza que tinha que o reino seria devolvido a Davi. Muitas vezes agimos precipitadamente cometendo injustiça; foi o caso do Rei Davi que depois da morte da Absalão volta vitorioso pra Jerusalém e encontra Mefibosete, e lhe pergunta porque ele não foi junto com o rei, então Mefibosete tenta explicar ao rei a causa de sua ausência , só que o rei Davi não quer ouvir a explicação de seu servo: Também Mefibosete, filho de Saul, desceu a encontrar-se com o rei, e não tinha lavado os pés, nem tinha feito a barba, nem tinha lavado as suas vestes desde o dia em que o rei tinha saído até ao dia em que voltou em paz.
E sucedeu que, vindo ele a Jerusalém a encontrar-se com o rei, disse-lhe o rei: Por que não foste comigo, Mefibosete?
E disse ele: Ó rei meu senhor, o meu servo me enganou; porque o teu servo dizia: Albardarei um jumento, e nele montarei, e irei com o rei; pois o teu servo é coxo.
Demais disto, falsamente acusou a teu servo diante do rei meu senhor; porém o rei meu senhor é como um anjo de Deus; faze, pois, o que parecer bem aos teus olhos.
Porque toda a casa de meu pai não era senão de homens dignos de morte diante do rei meu senhor; e contudo puseste a teu servo entre os que comem à tua mesa; e que mais direito tenho eu de clamar ao rei?
E disse-lhe o rei: Por que ainda mais falas de teus negócios? Já disse eu: Tu e Ziba reparti as terras.
E disse Mefibosete ao rei: Tome ele também tudo; pois já veio o rei meu senhor em paz à sua casa.
2 Samuel 19:24- 30. O rei Davi até pode ter descoberto a mentira de Ziba servo de Mefibosete, só que a decisão que Davi tomou antes de ouvir Mefibosete foi injusta. Se quisermos habitar na casa de Deus sempre precisamos ouvir ambas as partes para não criarmos um juízo precipitado (injustiça). Conta-se uma história de um pastor que foi acusado de adultério pelo irmão da igreja, o caso chega ao conhecimento da igreja , e toda igreja sem averiguar o caso pede a saída de seu pastor. O pastor além de exonerado da igreja também perdeu sua família (Esposa e filhos) que acreditaram no que o irmão disse, e o que a igreja também falou. Vivendo esse grande problema o pastor injustiçado tem um infarto , passados alguns dias o irmão que acusou o pastor sente-se arrependido pela mentira que havia dito e vai ao hospital pedir perdão ao pastor. Quando chega ao pastor retratando-se pela sua mentira o pastor, manda esse irmão pegar o travesseiro e rasgar, e soltar toda as penas que estão dentro dele pela janela do quarto andar, do quarto onde ele está internado, o irmão atende ao pastor e faz o que ele havia ordenado. Com o travesseiro vazio em sua mão o pastor pede a ele para descer e catar toda plumagem para novamente encher o travesseiro. O irmão diz que isso é impossível, então o pastor diz: Foi isso que você fez com sua mentira na minha vida. Nossos atos de injustiça são como palavras jogadas ao vento, depois de lançadas elas não voltam.
Então o rei disse a Ziba: "Tudo o que pertencia a Mefibosete agora é seu". "Humildemente me prostro", disse Ziba. "Que o rei, meu senhor, agrade-se de mim".
2 Samuel 16:3,4. Ziba mente ao rei querendo aproveitar da certeza que tinha que o reino seria devolvido a Davi. Muitas vezes agimos precipitadamente cometendo injustiça; foi o caso do Rei Davi que depois da morte da Absalão volta vitorioso pra Jerusalém e encontra Mefibosete, e lhe pergunta porque ele não foi junto com o rei, então Mefibosete tenta explicar ao rei a causa de sua ausência , só que o rei Davi não quer ouvir a explicação de seu servo: Também Mefibosete, filho de Saul, desceu a encontrar-se com o rei, e não tinha lavado os pés, nem tinha feito a barba, nem tinha lavado as suas vestes desde o dia em que o rei tinha saído até ao dia em que voltou em paz.
E sucedeu que, vindo ele a Jerusalém a encontrar-se com o rei, disse-lhe o rei: Por que não foste comigo, Mefibosete?
E disse ele: Ó rei meu senhor, o meu servo me enganou; porque o teu servo dizia: Albardarei um jumento, e nele montarei, e irei com o rei; pois o teu servo é coxo.
Demais disto, falsamente acusou a teu servo diante do rei meu senhor; porém o rei meu senhor é como um anjo de Deus; faze, pois, o que parecer bem aos teus olhos.
Porque toda a casa de meu pai não era senão de homens dignos de morte diante do rei meu senhor; e contudo puseste a teu servo entre os que comem à tua mesa; e que mais direito tenho eu de clamar ao rei?
E disse-lhe o rei: Por que ainda mais falas de teus negócios? Já disse eu: Tu e Ziba reparti as terras.
E disse Mefibosete ao rei: Tome ele também tudo; pois já veio o rei meu senhor em paz à sua casa.
2 Samuel 19:24- 30. O rei Davi até pode ter descoberto a mentira de Ziba servo de Mefibosete, só que a decisão que Davi tomou antes de ouvir Mefibosete foi injusta. Se quisermos habitar na casa de Deus sempre precisamos ouvir ambas as partes para não criarmos um juízo precipitado (injustiça). Conta-se uma história de um pastor que foi acusado de adultério pelo irmão da igreja, o caso chega ao conhecimento da igreja , e toda igreja sem averiguar o caso pede a saída de seu pastor. O pastor além de exonerado da igreja também perdeu sua família (Esposa e filhos) que acreditaram no que o irmão disse, e o que a igreja também falou. Vivendo esse grande problema o pastor injustiçado tem um infarto , passados alguns dias o irmão que acusou o pastor sente-se arrependido pela mentira que havia dito e vai ao hospital pedir perdão ao pastor. Quando chega ao pastor retratando-se pela sua mentira o pastor, manda esse irmão pegar o travesseiro e rasgar, e soltar toda as penas que estão dentro dele pela janela do quarto andar, do quarto onde ele está internado, o irmão atende ao pastor e faz o que ele havia ordenado. Com o travesseiro vazio em sua mão o pastor pede a ele para descer e catar toda plumagem para novamente encher o travesseiro. O irmão diz que isso é impossível, então o pastor diz: Foi isso que você fez com sua mentira na minha vida. Nossos atos de injustiça são como palavras jogadas ao vento, depois de lançadas elas não voltam.
RESPONDA DIANTE
DE DEUS ESSA PERGUNTA:
VOCÊ É UM CRISTÃO
JUSTO ( MISERICORDIOSO) OU INJUSTO DIANTE DE DEUS?
_______________________________________________________________________________________________
VIMOS DOIS
PERSONAGENS EM QUE UM AGIU COM JUSTIÇA DIVINA E O OUTRO NÃO. QUAIS SÃO?
PERSONAGEM
JUSTO._____________________________.
PERSONAGEM
INJUSTO____________________________.
Gostaria de citar
na íntegra novamente o salmo 15. 1-2.
SENHOR, quem
habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. A resposta para pergunta feita , está no segundo versículo . Habita em sua casa : Os íntegros (sinceros), os que praticam justiça (misericordiosos) e os limpos de coração. Parece que Jesus ensinou isso nas bem- aventuranças Mt 5.7 e 8. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Jesus tinha em mente o que o salmista também tinha aprendido com Deus. Tanto o salmista como o Senhor Jesus querem nos ensinar que para entramos ou passarmos algumas horas na presença de Deus precisamos viver princípios que manifestam a pureza e santidade de um Deus santo. Estar em sua presença requer : vida justa , íntegra ,sincera, mas também um coração que seja dirigido pela verdade, sendo um servo que tenha o coração limpo. O salmo quinze se completa com as bem- aventuranças citadas por Jesus, então podemos dizer: Felizes os justos (misericordiosos) porque alcançarão justiça divina e misericórdia quando delas precisarem; felizes os que dizem a verdade porque terão seus corações limpos e habitarão para sempre no seu tabernáculo e esses verão a Deus.
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. A resposta para pergunta feita , está no segundo versículo . Habita em sua casa : Os íntegros (sinceros), os que praticam justiça (misericordiosos) e os limpos de coração. Parece que Jesus ensinou isso nas bem- aventuranças Mt 5.7 e 8. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Jesus tinha em mente o que o salmista também tinha aprendido com Deus. Tanto o salmista como o Senhor Jesus querem nos ensinar que para entramos ou passarmos algumas horas na presença de Deus precisamos viver princípios que manifestam a pureza e santidade de um Deus santo. Estar em sua presença requer : vida justa , íntegra ,sincera, mas também um coração que seja dirigido pela verdade, sendo um servo que tenha o coração limpo. O salmo quinze se completa com as bem- aventuranças citadas por Jesus, então podemos dizer: Felizes os justos (misericordiosos) porque alcançarão justiça divina e misericórdia quando delas precisarem; felizes os que dizem a verdade porque terão seus corações limpos e habitarão para sempre no seu tabernáculo e esses verão a Deus.
O QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE,
JUSTIÇA (MISERICÓRDIA), INJUSTIÇA E
FALAR A VERDADE EM SEU CORAÇÃO?
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Para habitarmos na casa de Deus é necessário também um coração puro, sem mentiras, mas lavados com a palavra da verdade.
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