3° MODULO DE ESTUDO DO SALMOS 15.

3° MODULO DE ESTUDO DO SALMOS 15.




TEMA: ESTAR NA PRESENÇA DE DEUS REQUER QUALIDADE DE VIDA (SANTIDADE).
TEXTO BÍBLICO: SALMOS 15. 1-5.
“ SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.
Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.”
Quem é que pode hospedar-se na tenda (tabernáculo) do Senhor?
- O que vive com integridade.
- O que pratica a justiça.
- O que de coração fala a verdade.
- O que não comete calúnia .
- O que não prejudica seu próximo.
- O que não fala mal do seu vizinho.
- O que despreza a impiedade e honra os que temem ao Senhor.
- O que cumpre seus votos mesmo sabendo que pode ser prejudicado.
- O que não é avarento.
- O que não aceita suborno.
Quem há de habitar em seu monte sagrado?
- O servo que procede deste modo.
INTRODUÇÃO
Queremos levar, tanto o ouvinte como o leitor, a terem uma visão clara da vontade de Deus . Lembrando que estamos falando que estar na presença de Deus engloba vida eclesiástica e vida social, em outras palavras, estar na presença de Deus requer respeito e reverência ao entrarmos em sua presença. “Tirai as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa êxodo 3.5.” O salmista tinha essa preocupação de como devemos estar diante de Deus no seu santuário. A outra preocupação que deve ser notada é que Deus também requer de seu servos santidade no relacionamento com seu próximo. Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos ameis, que também vos ameis uns aos outros João 13.34.
Nessa terceira parte do nosso estudo queremos destacar a importância do relacionamento do próximo com seu próximo. No salmos quinze encontramos em destaque a importância do relacionamento do homem com o Deus santo e o relacionamento do homem com seu próximo, esses fatores são essenciais para chegarmos na presença de Deus como bons cidadãos dos céus. Jesus sempre priorizou algumas coisas em sua vida, exemplo: Oração, amor, compaixão, respeito, justiça,e bom relacionamento com o seu próximo. Ele sabia que este tipo de coisa é agradável diante de Deus e sendo nós discípulos dele, devemos proceder da mesma forma. Os apóstolos procederam assim e qualquer um que queira estar na presença de Deus deve proceder como ele procedeu . Lucas autor de atos dos apóstolos deixou isso bem claro para nós, quando nos diz: E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Atos 2: 44a46. Estar na presença de Deus envolve comunhão com meu próximo. O versículo que estaremos estudando estabelece três verdades para estarmos no templo do senhor e na sua presença:
1º Não cometer calúnia contra meu próximo (não difama com a sua língua).
2º Não prejudicar meu próximo (maquinar o mal ou tramar com o coração projetos iníquos).
3º Não falar mal do meu próximo (vizinho). Vamos então estudar sobre isso nessa nossa terceira lição, bem vindo a mais um novo aprendizado na palavra de Deus.
ESCREVA FALSO OU VERDADEIRO:
( ) Para o salmista estar na presença de Deus requer viver em comunhão com meu próximo?
( ) Na terceira parte desse estudo não queremos destacar a importância do relacionamento com nosso próximo?
RESPONDA:
Quais são as três verdades que estaremos estudando nessa lição?
1º_________________________________________________
2º_________________________________________________.
3º_________________________________________________
E não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo, Salmos 15.3.
ESTAR NA PRESENÇA DE DEUS REQUER QUALIDADE DE VIDA COM MEU PRÓXIMO.
1º PONTO
NÃO COMETER CALÚNIA CONTRA MEU PRÓXIMO (NÃO DIFAMAR COM A LÍNGUA).
Conta-se uma história , que num dia de muito frio um homem maltrapilho batia em algumas casas pedindo abrigo, mas em todas as casas que ele bateu todos lhe negaram ajuda, quando já próximo de desistir, ele bateu na casa de um bom homem que decidiu, dar ao homem maltrapilho abrigo. Entretanto o bom homem disse que para entrar em sua casa para proteger-se do frio , ele precisaria deixar fora da casa seu saco de lixo. O homem maltrapilho agradeceu ao bom homem e disse: Morro de frio mas não deixo fora da casa meu saco de lixo. Muitas vezes fazemos como esse mendigo. Fazemos do pecado nosso saco de estimação, temos carinho, até mesmo zelo com ele, e ele acaba sendo em nossas vidas como um hábito que começa passar despercebido. Hoje é “natural” falar mal de alguém, vemos isso diariamente pela televisão, facebook, rádio e outros meio de comunicação. Só que a sociedade pode agir assim, nós cristãos não. Quando olhamos essa prática com naturalidade, somos infectados e contaminamos nossa comunhão com Deus, pois também começamos a falar mal dos outros e a nossa carta magna chamada Bíblia condena esse tipo de postura, olha o que Tiago diz: Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz. Tg 4.11. Não podemos difamar nosso próximo de maneira nenhuma, quem tem o papel de juíz é Deus e quando difamamos ou caluniamos alguém estamos anulando o segundo mandamento que é “ama o próximo como a ti mesmo”, e também manchando nossa comunhão com Deus, pois sua palavra diz: Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós 1º Jo 4.11. Desejar estar na presença de Deus é o alvo de todo cristão, mas para acertar ou estar nesse alvo é preciso viver na comunhão com seu próximo.
O salmista nos ensina que para estarmos na presença de Deus precisamos manter o nosso coração longe da calúnia e sempre falando a verdade sobre nosso próximo e não sendo juiz de causa própria, porque quem tem o poder para sentenciar o homem é Deus , pois ele e nosso criador e senhor de nossas vidas. Vimos que falar mal do nosso próximo afeta diretamente nossa comunhão com Deus e também nos coloca no papel de Juíz e a Bíblia diz em Mateus 7.1: "Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Mas também ensina outra coisa, que devemos por freio em nossa língua , não podemos com ela bendizer a Deus e amaldiçoar nosso próximo. Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! Então fica claro para nós que o salmos 15 é uma orientação divina para nossa vida e um ensinamento para manutenção da nossa qualidade de vida. Meus irmão não calunie seu próximo. Pois quem fala calúnia do seu próximo está falando mal de Deus .
RESPONDA
Se de um manancial só pode jorrar um tipo de água. Então com a língua só podemos bendizer ao Senhor ___________ e ao nosso __________________.
Marque alternativa correta.
Quem calunia seu irmão está cometendo o pecado de:
( ) Mordomia cristã.
( ) Fornicação e mentira.
( )Maledicência e juízo.
O que você aprendeu com esse primeiro ponto: Não cometer calúnia contra meu próximo?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
2º PONTO
2º Não prejudicar meu próximo (maquinar o mal ou tramar com o coração projetos iníquos).
Pois conhecemos aquele que disse: "A mim pertence a vingança; eu retribuirei"; e outra vez: "O Senhor julgará o seu povo Hb 10.30”. Certa vez uma pessoa disse que é fácil ser cristão, falando é fácil, mas na prática é difícil. Quando uma pessoa nos fere, magoa ,entristece, age com injustiça ou nos causa dano, o que logo pensamos: primeiro lugar, Deus vai tratar com ele(a); segundo lugar, vingar a afronta. O segundo exemplo é mas latente por causa da nossa natureza pecaminosa, só que não devemos agir assim se verdadeiramente somos nova criatura. A Bíblia está repleta de textos que esclarecem a forma que devemos ter diante das perseguições, injúrias, injustiças, maldades que sofremos no percurso da nossa caminhada de vida cristã. Precisamos em todo tempo estar atentos para não prejudicar nossa comunhão com Deus por causa de pequenas ou grandes coisas que vão sempre surgir na nossa vida cristã. Se a Bíblia afirma que sempre haveria necessitados em nosso meio , precisamos também saber que viveremos situações que trarão: tristeza, revolta, alegria, decepção e etc. Mas não é por causa das situações sofridas que teremos que buscar vingança, vamos aprender com Davi como devemos agir Salmos 55. 12a18 Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me; mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado,você, com quem eu partilhava agradável comunhão enquanto íamos com a multidão festiva para a casa de Deus! Que a morte apanhe os meus inimigos de surpresa! Desçam eles vivos para a sepultura, pois entre eles o mal acha guarida.
Eu, porém, clamo a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia choro angustiado, e ele ouve a minha voz. Ele me guarda ileso na batalha, ainda que muitos estejam contra mim. Davi nos ensina que pessoas que vivem maldade estão contaminadas com a maldade e serão apanhadas pela sua própria maldade, e o Senhor ensina que ele somente estará livrando de toda maldade o que não se permite contaminar com a perversidade. A nossa oração não é: Deus toma o mal que fizeram a mim; mas sim: Deus permita-me passar por esse momento ileso sem me contaminar pela maldade que gera projetos iníquos. Quem trama projetos iníquos estão cativos por vingança maligna 2º Tm2. 26,” para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade”
Estar na presença de Deus na ótica de Jesus Cristo é caminhar com o ofensor, dá a face direita, perdoar não sete vezes mas setenta vezes sete, é amar os que te perseguem ,como ensina o evangelho de Lucas 6. 27a36 "Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam,
abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam.
Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica. Dê a todo o que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles."Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os ‘pecadores’ amam aos que os amam. E que mérito terão, se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os ‘pecadores’ agem assim.E que mérito terão, se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os ‘pecadores’ emprestam a ‘pecadores’, esperando receber devolução integral.
Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus.
Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso".
"Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados. Concluímos esse ponto entendendo que mesmo vivendo situações de adversidades com o nosso próximo devemos agir como Jesus nos ensinou. Porque agindo assim poderemos habitar no seu tabernáculo e estar em sua presença e sempre lembrando que somos nova criatura em cristo e precisamos reproduzir a regeneração que ele imprimiu em nossa vida e no nosso caráter. Meus irmãos devemos sempre lembrar que ao Senhor pertence a vingança( fazer justiça) e não aos seus filhos. Seis coisas o Senhor aborrece e a sétima sua alma abomina, destacamos a quarta coisa que aborrece ao Senhor: coração que trama projetos iníquos Pv 6:18a. Quando estamos na casa ou na presença santa de Deus não podemos esquecer que para levantarmos mãos santas elas não podem estar sujas de sangue. Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue! Isaías 1:15. Na presença dele o que devemos esperar é sempre sua aprovação e não seu repudio devido posturas que tomamos por causa da nossa injustiça praticada, ele é santo devemos buscar vida santa, ele é justo devemos buscar vida justa, ele é amor devemos amar uns aos outros, ele é perdão devemos nos perdoar diariamente , ele é fiel devemos estar sempre andando com fidelidade. O que falamos , pensamos, defendemos e praticamos revela nosso caráter e como está nossas mãos diante dele. Como você tem agido com seu próximo?
RESPONDA
O que você aprendeu com esse segundo ponto: Não prejudicar meu próximo (maquinar o mal ou tramar com o coração projetos iníquos).
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
3º PONTO
3º Não falar mal do meu próximo(vizinho).
Vimos no primeiro ponto a advertência de Tiago em sua epístola a respeito do não falar mal do irmão: Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz. Tg 4.11.
“ Vizinho é alguém que mora por perto, quer amigo, quer inimigo; ou, encarado espiritualmente, próximo é aquele que demonstra a outros o amor e a bondade que as Escrituras ordenam, embora more longe ou não seja parente ou companheiro. A palavra hebraica traduzida “vizinho[a]” é sha•khén, que se refere à localização, quer de cidades, quer de pessoas, e inclui amigos e inimigos. — Je 49:18; Ru 4:17; Sal 79:4, 12.
Outros termos hebraicos associados, cuja conotação varia ligeiramente, dão-nos um sentido mais amplo do relacionamento expresso nas Escrituras Hebraicas. Ré•aʽ significa “próximo, companheiro, amigo”, e pode aplicar-se à intimidade do relacionamento, mas, em geral, refere-se ao próximo ou conterrâneo da pessoa, quer seja associado íntimo, morando por perto, quer não. Na maioria dos seus usos nas Escrituras aplica-se a um companheiro que era membro da comunidade de Israel ou a alguém que morava em Israel. (Êx 20:16; 22:11; De 4:42; Pr 11:9) ʽA•míth é traduzido “colega” e é usado freqüentemente no sentido de alguém com quem se tem alguns tratos. (Le 6:2;19:15, 17; 25:14, 15) Qa•róhv, que significa “perto, à mão, aparentado com”, tem referência a um lugar, a tempo ou a pessoas; pode subentender um relacionamento mais íntimo do que com um “vizinho” e é por isso traduzido ‘conhecido íntimo’. (Êx 32:27; Jos 9:16; Sal 15:3; 38:11; Ez 23:5) Nenhuma palavra em português pode expressar plenamente todas essas nuanças de sentido.” Citação extraída da internet.
O que o salmista quer dizer é que não podemos falar de alguém que faz parte do nosso círculo de intimidade (pessoas que vivem os mesmos propósitos, comungam da mesma fé). Isto é visto como traição e os que habitam na casa do Senhor não podem proceder assim. Falar mal de um conhecido íntimo é fazer como fez Judas a Jesus, tramar uma ocasião para poder entregá-lo . Judas Iscariotes fazia parte do círculo de amigos íntimos de Jesus Cristo .Mt 26.20a25 “ E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze. E, comendo eles, disse: Em verdade vos digo que um de vós me há de trair .E eles, entristecendo-se muito, começaram cada um a dizer-lhe: Porventura sou eu, Senhor? E ele, respondendo, disse: O que põe comigo a mão no prato, esse me há de trair. Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido. E, respondendo Judas, o que o traía, disse: Porventura sou eu, Rabi? Ele disse: Tu o disseste.” Quando a bíblia fala do falar mal de um irmão, isso não deve ser interpretado somente na literalidade mas deve ser interpretado de várias formas. Quando Judas trama com os soldados a forma como ele indicaria quem era o Cristo, o salmista chama isso de projeto iníquo, lembra do que ele diz no salmos: não prejudicar meu próximo. Jesus mesmo falou que se um homem olhar uma mulher e no seu coração maquinar coisas má ele adulterou com ela. Falar mal não é somente fermentar uma conversa ou compartilhar de algo que você ouviu, mas também é traçar projetos iníquos. Foi o que Judas fez, traiu o seu amigo íntimo .
Concluímos este terceiro ponto alertando os cristãos a terem uma vida dirigida por princípios divinos. Precisamos viver o que Deus quer, o que Jesus deixou como ensino e o que a Bíblia diz, então habitaremos seguro no tabernáculo do Senhor não somente por algumas horas mais para sempre. Deus tem seus princípios e nós como seus servos precisamos obedecer, e esses princípios são:
1º Não cometer calúnia contra meu próximo (não difama com a sua língua).
2º Não prejudicar meu próximo (maquinar o mal ou tramar com o coração projetos iníquos).
3º Não falar mal do meu próximo (vizinho).
RESPONDA
Qual a palavra hebraica mais se identifica com a palavra vizinho do salmo 15.3?
______________________________________________________________________.
O que você aprendeu com esse terceiro ponto:( Não falar mal do meu próximo/ vizinho/ amigo íntimo?).
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.


Postar um comentário

0 Comentários