Estudo Bíblico - Vitória sobre o orgulho

 

EBD – Vitória sobre o orgulho

Esboço da Revista Palavra e Vida da Conveção Batista Fluminense.

 


INTRODUÇÃO

·       7 pecados capitais ou mortais são assim conhecidos, pois a partir deles são originados outros:

No documento, ele explica o que os tais sete pecados têm que os outros não têm. O termo “capital” deriva do latim caput, que significa cabeça, líder ou chefe, o que quer dizer que as sete infrações são as “líderes” de todas as outras.

E, do ponto de vista teológico, o pecado mais grave é a soberba, afinal é nesta categoria que se enquadra o pecado original: Adão e Eva aceitaram o fruto proibido da árvore do conhecimento, querendo igualar-se a Deus.

 

SIGNIFICADO DE ORGULHO - é a exaltação do ego, que gosta do pensamento de ser superior; Conceito exagerado de si mesmo. Arrogância, altivez, autoconfiança.

 

1.     Em Deuteronômio 8, o texto relata sobre a importância do povo israelita em lembrar que todos os benefícios que ele recebeu veio da parte de Deus.

2.     Em Deuteronômio 9 relata que Deus faria o povo conquistar terras de povos que eram maiores do que eles, com cidades fortificadas. Destaca que os povos que estariam lá, eram altos, filhos de anaquins, que na época ninguém conseguia resistir.

3.     Ainda que Deus tenha dado a vitória, Ele afirmou que daria a terra, por causa do pecado daquelas nações e não por causa da justiça de Israel, pois estes eram povo rebelde e de dura cerviz (nuca ou cabeça não baixam)

 

Há os orgulhos de:

·       FAZER -  Quando, pois, o Senhor teu Deus os lançar fora de diante de ti, não fales no teu coração, dizendo: Por causa da minha justiça é que o Senhor me trouxe a esta terra para a possuir; porque pela impiedade destas nações é que o Senhor as lança fora de diante de ti. Deuteronômio 9:4.”

O povo de Israel era um povo de dura cerviz, pois eram rebeldes, orgulhosos e obstinados. Devido a isso, Deus os advertia para que sempre lembrassem que a vitória que eles obteriam teria sido dado por Deus. Que eles reconhecessem que quem “FEZ” pelo povo foi Deus.

·        TER  Tudo isso aconteceu com o rei Nabucodonosor. 29 Doze meses depois, quando o rei estava andando no terraço do palácio real da Babilônia, 30 disse: “Acaso não é esta a grande Babilônia que eu construí como capital do meu reino], com o meu enorme poder e para a glória da minha majestade?”

31 As palavras ainda estavam nos seus lábios quando veio do céu uma voz que disse: “É isto que está decretado quanto a você, rei Nabucodonosor: Sua autoridade real lhe foi tirada. 32 Você será expulso do meio dos homens, viverá com os animais selvagens e comerá capim como os bois. Passarão sete tempos até que admita que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer”. Daniel 4: 28 a 31

 

Nabucodonozor era extremamente orgulhoso com o que tinha. Deus o abateu para que reconhecesse que tudo pertence a Deus e ele dá o poder e bens materiais, porém também pode tirar.

Ele já havia reconhecido a soberania de Deus no episódio da fornalha, embora se deixasse levar pela grandeza, teve o coração finalmente quebrantado após a humilhação em se tornar um animal.

 

A Bíblia fala a respeito do coração circuncidado:” Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz.” 10:16

 

O povo recebeu a terra, pois havia uma promessa dada a Abraão, Isaque e Jacó. O Povo de Israel foi naquele momento, instrumento de juízo para os povos idólatras, mas só receberam a terra, pois havia uma promessa e não por seus méritos, pois eram povo de dura cerviz.

Era necessário que o povo, de fato, se convertesse e adorasse e servisse a Deus de todo o coração.

Circuncidar o coração é : façam aliança comigo em me servir de todo o coração.

 

VERSÍCULOS DE DURA CERVIZ:

 

Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de Dura Cerviz.
Êxodo 32:9

Porquanto o Senhor tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de Dura Cerviz; se por um momento subir no meio de ti, te consumirei; porém agora tira os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer.
Êxodo 33:5

Homens de Dura Cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.
Atos 7:51

 

 

·       SER - 21Assim, no dia marcado, Herodes, vestindo trajes majestosos, assentou-se no seu trono e proclamou um discurso ao povo. 22Então, a multidão começou a gritar: “Eis que é um deus e não um simples mortal que nos fala!” 23Mas, considerando que Herodes não ofereceu glória a Deus, no mesmo instante um anjo do Senhor o feriu, e ele morreu comido de vermes.

                Atos 12:22 e 23

 

Herodes  Agripa I  - Herodes Agripa I era o neto de Herodes o Grande,  que ordenou o massacre dos meninos com menos de dois anos em Belém em conexão com o nascimento de Jesus.

Herodes Agripa I não é o mesmo que mandou matar João Batista e fez pouco caso de Jesus em seu julgamento (Lucas 23:7-12). Nessas ocasiões o rei em questão foi o Herodes Antipas, seu meio-tio.

A dinastia herodiana não era aceita pelos judeus. Para os judeus, a dinastia de Herodes era usurpadora, e ocupava o lugar da dinastia dos hasmoneus.

Essa dinastia teve início com a revolta liderada por Simão Macabeu. Os hasmoneus governaram aquela região durante muitos anos, até que foram substituídos pelos herodianos.  Herodes Agripa I, o rei que foi comido de bicho, também tinha sangue hasmoneu. Sua avó havia sido uma princesa da dinastia hasmoneana que se casou com Herodes o Grande. Portanto, entre os Herodes anteriores, Agripa I era o mais aceito pelo povo.

Contando com o apoio dos principais judeus e querendo mostrar comprometimento com a religião judaica, Agripa I empreendeu uma dura perseguição contra a Igreja Primitiva. Ele agiu de forma sanguinária, e estava disposto a acabar com o Cristianismo em seu território.

Foi ele quem ordenou que o apóstolo Tiago, filho de Zebedeu, fosse morto. Ele também enviou o apóstolo Pedro para a prisão, que só escapou do cárcere porque contou com intervenção sobrenatural do anjo do Senhor. O escritor de Atos relata que esse rei “estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para maltratá-los” (Atos 12:1).

 

O historiador Flávio Josefo fornece detalhes interessantes sobre esse episódio. Ele relata que Herodes Agripa tinha ido a Cesaréia. Seu objetivo era participar de um festival em homenagem ao imperador romano Cláudio. Esse festival consistia numa série de jogos que eram realizados a cada cinco anos na data do aniversário do imperador.

No segundo dia de festival, Agripa entrou na arena bem no início da manhã. Seu traje real era feito de fios de prata. Quando os raios de sol repousaram sobre sua roupa, ele ficou todo iluminado refletindo a luz do sol. Foi nesse momento que o povo começou a se dirigir a ele como a um deus.

O rei orgulhoso não repreendeu seus bajuladores e nem rejeitou aqueles louvores ímpios. Então o anjo do Senhor o feriu. Em muitas passagens bíblicas os anjos aparecem como mensageiros de Deus comissionados a executar seu juízo (cf. 2 Reis 19:35).

Josefo escreve que ele foi acometido de uma dor abdominal insuportável. Essa dor persistiu por cinco dias enquanto o rei definhava até finalmente morrer. A natureza da doença de Herodes já foi muito debatida ao longo do tempo. Alguns sugerem a apendicite, outros envenenamento, e outros afirmam um tipo de síndrome rara que causa gangrena especialmente na área abdominal, o que poderia explicar a presença dos vermes.

O povo judeu que sabia que não podia haver a idolatria disse que Herodes era como um deus, e ele aceitou, por isso morreu. O seu orgulho fez aceitar a glória que é de Deus.

 

 

A  Bíblia diz que Deus resiste aos soberbos:

Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes".

Tiago 4:6

 

O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos.

Provérbios 16:5

 

Farei calar ao que difama o próximo às ocultas. Não vou tolerar o homem de olhos arrogantes e de coração orgulhoso.

Salmos 101:5

Orgulho:

Espiritual - A parábola do fariseu e do publicano

E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo, a orar; um, fariseu, e o outro, publicano. 11 O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo. 13 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.

 

Intelectual – “Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que creem por meio da loucura da pregação.”
1 Coríntios 1:21

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.”
Provérbios 9:10

Paulo era intelectual, mas a usava como ferramenta e não como base .

Conhecimento e fé devem andar juntos.

Material – “Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.”
Deuteronômio 8:18

“Não confieis na opressão, nem vos ensoberbeçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração.”
Salmos 62:10

A soberba material leva a cobiça. Tudo que o que temos vem de Deus, se Ele fechar a porta ninguém poderá abrir.

Social – Por causa do conceito de raça ariana , um homem aniquilou milhões de pessoas na 2ª guerra mundial.

Infelizmente há preconceitos sociais em determinadas igrejas, pois o corpo é composto por pessoas de diversas classes sociais.

O orgulho pode ser vencido:

Jesus é nosso exemplo.

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Filipenses 2:5-11

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.
Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

Mateus 11:28,29

 

FINALIZAR LENDO OS PONTOS FINAIS DA REVISTA.

 

 

 

Postar um comentário

0 Comentários