Esboço do sermão : O VINDE A MIM DE JESUS!

TEMA: O VINDE A MIM DE JESUS!

Romanos 12:9-21




⁹ O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.¹⁰ Amai-

vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em

honra uns aos outros.¹¹ Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos

no espírito, servindo ao Senhor;¹² Alegrai-vos na esperança, sede pacientes

na tribulação, perseverai na oração;¹³ Comunicai com os santos nas suas

necessidades, segui a hospitalidade;¹⁴ Abençoai aos que vos perseguem,

abençoai, e não amaldiçoeis.¹⁵ Alegrai-vos com os que se alegram; e

chorai com os que choram;¹⁶ Sede unânimes entre vós; não ambicioneis

coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós

mesmos;¹⁷ A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas,

perante todos os homens.¹⁸ Se for possível, quanto estiver em vós, tende

paz com todos os homens.¹⁹ Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas

dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu

recompensarei, diz o Senhor.²⁰ Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe

de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás

brasas de fogo sobre a sua cabeça.²¹ Não te deixes vencer do mal, mas

vence o mal com o bem


INTRODUÇÃO


Nessa semana tivemos um caso muito doloroso em nossa comunidade de

fé. Uma de nossas irmãs sofreu por demais quando soube do acidente de

moto sofrido por seu neto. Para completar esse acidente, veio uma nova

informação, seu neto teria que amputar uma de suas pernas.

É interessante que no sermão de domingo à noite, falamos sobre o jugo e

o fardo proposto por Jesus para nossas vidas e nesse jugo e fardo,

encontramos a adoração a Deus sobre todas as coisas e o amar nosso

próximo como a nós mesmos.

Acreditamos que o jugo e o fardo de Jesus é algo que podemos carregar,

pois é um jugo suave e um fardo leve. No momento que entendemos esse

vinde a mim de Jesus sobre nossas vidas começamos a lidar de forma mais

amorosa com a alegria e o choro das pessoas que estão ao nosso redor.

Nesse texto de Romanos 12, em especial o versículo de numero 15,

encontramos um grande desafio para pôr em prática o vinde a mim de Jesus

Cristo, que é alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram.

Teremos a oportunidade de entender a tônica real do que é ficar feliz com

os que estão felizes e chorar com os que estão chorando.


TEMA: O VINDE A MIM DE JESUS!

Romanos 12:15.

.¹⁵ Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;


1º PONTO

O VINDE A MIM DE JESUS ME ENSINA :

ALEGRAI-VOS COM OS QUE SE ALEGRAM.

João 2:1-10

¹ E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava

ali a mãe de Jesus.² E foi também convidado Jesus e os seus discípulos

para as bodas.³ E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm

vinho.⁴ Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é

chegada a minha hora.⁵ Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto

ele vos disser.⁶ E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as

purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.⁷

Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em

cima.⁸ E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.⁹ E,

logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde

viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água),

chamou o mestre-sala ao esposo,¹⁰ E disse-lhe: Todo o homem põe

primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas

tu guardaste até agora o bom vinho.


2º PONTO

O VINDE A MIM DE JESUS ME ENSINA :

A CHORAR COM OS QUE CHORAM

João 11:21-36

²¹ Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não

teria morrido.²² Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus,

Deus to concederá.²³ Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar.²⁴ Disse-

lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.²⁵

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda

que esteja morto, viverá;²⁶ E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca

morrerá. Crês tu isto?²⁷ Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o

Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.²⁸ E, dito isto, partiu, e

chamou em segredo a Maria, sua irmã, dizendo: O Mestre está cá, e

chama-te.²⁹ Ela, ouvindo isto, levantou-se logo, e foi ter com ele.³⁰ (Pois,

Jesus ainda não tinha chegado à aldeia, mas estava no lugar onde Marta o

encontrara.)³¹ Vendo, pois, os judeus, que estavam com ela em casa e a

consolavam, que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na,

dizendo: Vai ao sepulcro para chorar ali.³² Tendo, pois, Maria chegado

aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe:

Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.³³ Jesus pois,

quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham,

moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.³⁴ E disse: Onde o pusestes?

Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê.³⁵ Jesus chorou.³⁶ Disseram, pois, os

judeus: Vede como o amava.


CONCLUSÃO


1º LUGAR

NO VINDE A MIM DE JESUS APRENDEMOS QUE:

NÃO PODEMOS DEIXAR QUE OS PROBLEMAS QUE

POSSAM SURGIR, VENHAM FRUSTRAR A ALEGRIA

VIVIDA POR ALGUÉM.

2º LUGAR

NO VINDE A MIM DE JESUS APRENDEMOS QUE:

O SOFRIMENTOS VIVIDOS PELO NOSSO PRÓXIMO

DEVEM TRAZER PREOCUPAÇÃO E CHORO SOBRE NÓS.

Postar um comentário

0 Comentários